Cachorro em Apartamento: Um Guia Completo

cachorro em apartamento

Se você gosta de bichinhos e mora ou já morou em apartamento, certamente a dúvida se pode ou não ter cachorro em apartamento já surgiu na sua cabeça. Essa é uma discussão muito comum atualmente.

Com o crescimento das cidades e a popularização da vida em prédios e condomínios, o espaço privativo das pessoas está cada vez mais restrito à área interna dos seus lares, o que fortalece a dúvida sobre os animais.

Afinal, um cachorrinho pode ser criado dentro de um ambiente fechado, onde o espaço para correr e brincar é restrito?

A verdade é que o tamanho da sua casa ou do seu apartamento tem uma relevância muito menor do que o amor que o seu amiguinho receberá quando estiver com a sua família.

Tudo o que o seu cachorro precisa para viver bem em um apartamento é amor e uma organização que o permita realizar algumas atividades cotidianas sem grandes problemas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas em um guia que vai te explicar de forma muito simples o que você precisa fazer para ter cachorro em apartamento e não enfrentar problemas tanto com o animalzinho quanto com os vizinhos.

 

Você pode ter cachorro em apartamento?

O primeiro passo para o nosso guia é, sem dúvidas, reafirmar que você pode sim ter um cachorro no seu apartamento. Tudo o que precisamos garantir é o bem-estar do animal e a convivência saudável com a vizinhança.

Com isso controlado, não existe nenhum tipo de empecilho para a possibilidade de a sua família possuir uma mascote que possa animar os dias e receber todo amor em troca.

Vale ressaltar, inclusive, que o direito à propriedade privada é garantido pela constituição. Dessa forma, o condomínio, por exemplo, não pode opinar sobre os animais que são criados dentro da sua casa.

No entanto, é sempre importante ressaltar a conversa é diferente quando falamos de latidos altos ou qualquer tipo de atitude que possa ferir a segurança e a saúde dos outros condôminos. Isso pode ser controlado pelo condomínio.

 

Dicas básicas para ter cachorro em apartamento

Depois de entender que sim, você pode ter um cachorro no seu apê, é preciso entender o que você precisa fazer para garantir o bem-estar do seu animalzinho.

Além disso, algumas boas práticas são indicadas para que não exista qualquer tipo de conflito com outros moradores por conta de transtornos que o integrante da sua família possa causar.

Conheça as regras do condomínio

Esse é o primeiro passo para uma vida sem problemas. Conhecer as regras do condomínio é fundamental para que você não corra riscos de receber notificações ou multas por alguma atitude descuidada.

Por mais que não existam impedidores para a criação de animais no ambiente privativo, as áreas comuns possuem regras que variam para cada gestão condominial. Portanto, fique ligado(a) à todas as normas.

Priorize a redução do barulho das patas

Grande parte dos donos de pet acham uma graça o som que é produzido quando o seu bichinho de estimação corre ou caminha dentro do apartamento, no entanto, o seu vizinho de baixo pode não gostar tanto assim.

Para evitar incômodos, procure manter as unhas do seu cachorrinho cortadas e dê valor à utilização de tapetes, já que estes abafam o som de forma muito útil.

Não podemos deixar de lembrar que o corte das unhas dos cachorros é algo delicado e que deve ser feito por profissionais para que não machuque o seu amiguinho.

Que tal aprender a conviver amigavelmente?

Outro fator importante é que, dentro do condomínio ou do prédio, o seu pet conviverá com outros animais e outras pessoas. Tornar essa convivência amigável pode evitar muitos problemas.

Por isso, invista em algum tipo de treinamento que possa melhorar o convívio do seu cão com os outros moradores.

A higiene é muito importante

Se a higiene não estiver em dia, provavelmente você não terá paz. Afinal, assim como nós, os pets gostam de permanecer em ambientes limpos e cheirosos.

Se a sua rotina não permite passeios frequentes, separe um cantinho dentro do seu apartamento para as necessidades do seu cachorro. Além disso, treine-o para que utilize a área designada para fazer xixi e cocô.

Assim, fica mais fácil realizar a limpeza, você não se incomodará com possíveis danos em móveis como sofás e cadeiras e o seu ambiente ficará limpo com muito mais facilidade.

Todavia, de nada adianta criar um ambiente propício para as necessidades fisiológicas do seu pet e não realizar a limpeza. O acúmulo de sujeira pode gerar mau cheiro e incomodar pessoas além do seu apê.

 

Você sabe o que é enriquecimento ambiental?

O bem-estar do seu animalzinho pode ser potencializado com o que chamamos de enriquecimento ambiental. Se você quer ter cachorro em apartamento, precisa conhecer estas diretrizes que facilitarão, e muito, a sua vida.

Na prática, enriquecimento ambiental é a adaptação do seu apartamento para que o dia-a-dia do seu animal seja mais aconchegante, divertido e propício para que este realize todas as suas atividades diárias.

Todos nós sabemos que cachorros gostam de latir, pular, correr e brincar, mas também gostam de ter um lugarzinho confortável para deitar, descansar e dormir.

Por isso, o enriquecimento ambiental é importantíssimo para a sua convivência saudável dentro de um ambiente mais restrito.

Enriquecimento social

Estimular a convivência com outros cães, pessoas e até animais de outras espécies pode favorecer o humor do seu amiguinho. Dessa forma, será mais fácil passear sem receio de o seu pet ficar irritado com a presença de outros.

Enriquecimento funcional

Todo cachorro possui energia e ela precisa ser gasta durante o dia. Portanto, procure proporcionar atividades que permitam que o seu animal brinque, pule, corra e faça aquilo que ele ama fazer e nem sempre pode.

Enriquecimento alimentar

Outra prática excelente é realizar atividades que envolvam petiscos dos mais variados sabores e texturas. Assim, seu cão ficará estimulado a se alimentar com diferentes tipos de comida.

 

Não se esqueça: passear é fundamental

Mesmo que você consiga realizar atividades que estimulem o seu cachorro a brincar, o passeio é fundamental para que ele possa conhecer lugares novos, respirar ar puro e caminhar/correr por ambientes mais abertos.

Além disso, a prática de caminhada com o seu animal também é útil para o dono, já que este também realiza uma atividade física, algo que é importante para a saúde humana e também para a saúde canina.

 

Quais as melhores raças de cachorro para apartamento?

Essa é uma pergunta muito comum. Normalmente as pessoas buscam por animais de porte menor, devido ao fato de o apartamento possuir uma área inferior, na maioria das vezes, e sem um espaço aberto.

No entanto, pode-se ter animais de pequeno, médio e grande porte, desde que o dono possua bom-senso para entender se o ambiente comporta o seu cão ou não.

Algumas raças que são propícias para apartamento

Pequeno porte:

  • Chihuahua;
  • Lhasa apso;
  • Lulu da Pomerânia;
  • Pug;
  • Shih Tzu.

Médio porte:

  • Schnauzer;
  • Buldogue francês;
  • Shar-pei;
  • Whippet.

Grande porte:

  • Border colie;
  • Boxer;
  • Labrador;
  • Golden Retriever.

 

Conclusão

É fato que ter cachorro em apartamento não é um problema, desde que o bichinho seja treinado para não atrapalhar a vida dos vizinhos e conviver bem com outros animais.

Seguindo as dicas deste guia, certamente você conseguirá um excelente bem-estar para o seu pequenino, além de garantir que a política da boa vizinhança estará segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *